Serviços Corporativos

HOME > Serviços

7 key success factors na economia prateada

Assessoramos nossos clientes a otimizarem sua performance nos 7 fatores necessários para ter sucesso e obter sólidos resultados no enorme e milionário mercado prateado

Conhecer o consumidor é a primeira ação a ser tomada quando se quer atuar em qualquer mercado. Consumidores maduros formam um segmento de mercado com necessidades e características gerais específicas. Porém, para uma oferta mais eficaz, é necessário subsegmentá-lo. Pessoas com 55 anos tem hábitos diferentes de consumidores com 40 ou 70 anos. 

Dentro do universo de 57 milhões de brasileiros 50+ há inúmeros clusters de consumidores não mapeados. O IOL é especialista em identificar e mapear clusters

Há décadas o IOL pesquisa e analisa mercados e consumidores usando técnicas demográficas, psicográficas, comportamentais e geográficas de clusterirzação

A ideação de produtos e serviços é uma atividade crítica, que é melhor executada quando feita por grupos multidisciplinares

O Observatório da Longevidade provê os seguintes tipos de serviços:

  • metodologia de gestão de projetos de inovação
  • participação pontual em comitês e grupos de ideação e
  • co-criação de produtos e serviços em todas as suas etapas.
  • definição de funcionalidades

 

Inovação não se restringe ao produto em si mas inclui embalagem e também apoio ao canal comercial para entrega do produto ao cliente

Conceito de marca é mais intangível do que tangível. Consumidores de um perfil sócio demográfico tem sensações, experiências e percepções diferentes sobre uma marca em relação a outros perfis de consumidores

Nossos especialistas desenvolvem soluções de marca, seja a criação de marca nova, co-branding, assinatura ou familia de marcas, bem como definição de atributos e posicionamento da marca 

Marca cria empatia e conexão com o consumidor, comunica ao público o que faz o produto ou serviço ser especial, associando-a a atributos de diferenciação e constitui um importante elemento temático para a publicidade

O processo de criação de marca se baseia fortemente no mapeamento do perfil do consumidor e na ideação de produtos e serviços

Um bom programa de comunicação deve evitar estereótipos. A palavra “idoso” vem carregada de preconceitos: pouca energia, baixa capacidade de aprendizagem, teimosia, lentidão, desatualização, fragilidade. Esses estereótipos estão cada vez mais distantes da realidade

Saber identificar e valorizar os atributos associados ao público-alvo é essencial para o desenho de uma campanha de comunicação que efetivamente engaje o consumidor com a marca 

O público maduro é menos sensível à linguagem publicitária universal. Quando mais orientada for a oferta a um cluster específico de consumidores, mais direcionada e específica será a comunicação

O IOL tem especialistas em comunicação que ajudam a empresa a falar a língua do público maduro

Consumidor maduro tem dificuldades em lidar com prateleiras muito altas ou muito baixas, etiquetas pouco legíveis, ambientes barulhentos ou com luzes piscando, o transporte das sacolas de compras até o carro, falta de paciências dos vendedores, embalagens pesadas, pisos escorregadios, etc. 

O Observatorio da Longevidade:

  • trabalha com o fornecedor em programas de desenvolvimento de canal varejista e prestador de serviço
  • assessoria diretamente o varejo na adaptação dos pontos de venda e atendimento às necessidades específicas do público maduro

 

Multicanalidade é sempre uma alternativa desejável. Público maduro não tem preconceito contra canais virtuais de compra mas demandam mais informação e atendimento. E não raro buscam informação online para realizar a compra na loja

Bom atendimento fideliza o cliente maduro, transformando-o em um excelente propagandista da marca, produto, serviço ou ponto comercial. Consumidores maduros costumam basear seu processo de decisão de compra na opinião e recomendação feita por outros maduros. E ele próprio referencia produtos e serviços a outros consumidores quando se sente adequadamente atendidos. O testemunho é um poderoso indutor à conquista de novos clientes, facilitando o trabalho da comunicação e da publicidade

Desenvolvemos ações de fidelização focadas em atenção, conexão com o público, compreensão de seus desejos e comportamento

 

Uma equipe gerencial composta por profissionais de gerações diferentes terá mais facilidade em compreender o pensamento, os sentimentos e reações das pessoas maduras

O consumidor maduro e o profissional maduro são a mesma pessoa

O Observatório da Longevidade ajuda a empresa a desenhar e implantar programas de inclusão focados no profissional maduro:

  • atuando internamente na preparação do corpo profissional para aceitar colaboradores maduros
  • desenhando plano de atração e retenção de profissionais maduros
  • preparação do profissional maduro para reinserção no mercado profissional, em equipe multigeracional