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A Economia Prateada é Feminina … cada vez mais

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A importância da mulher na atividade produtiva e no consumo é frequentemente subestimada. Em algumas atividades essa contribuição é não apenas desvalorizada como chega a ser invisível. No entanto, as mulheres são o maior driving

Cinco Mitos na Comunicação com o Público Maduro

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Por Fernanda Feijó, gestora de midias digitais do Observatório da Longevidade No marketing, a comunicação com o público maduro é frequentemente marcada por mal-entendidos. A maior parte das marcas temem que, ao focar nesse segmento,

Ageless e Proud of Aging: as duas tribos da longevidade

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A vaidade é parte da essência humana. Desde sempre, as pessoas buscam melhorar a aparência. Seja por um desejo de conquista, necessidade profissional, aumentar a autoestima ou, pura e simplesmente, como exercício de poder. Durante

A Ascenção do Granfluenciador

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As midias sociais surgiram nos anos 90 mas se popularizaram de fato nos últimos 15 anos. Facebook, Instagram, Whatsapp e Tweeeter foram criados entre 2005 e 2010. De lá pra cá, essas redes cresceram de

O futuro do marketing é intergeracional

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Esse é o nome do artigo de Mauro F. Guillén, vice-reitor da Wharton School, publicado na última edição da Harvard Business Review, do qual este texto extrai algumas informações. Em um momento em que fica

Inovar é preciso. Regulamentar não é preciso

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Por volta de 1910, os passageiros que desembarcavam na Estação da Luz, em São Paulo, podiam se servir de tílburis de aluguel tracionados por cavalos, que ficavam estacionados defronte à estação ferroviária. Em 1911, aproveitando

Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar

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Falar sobre diversidade e inclusão virou o novo xodó do mercado e é assunto nas grandes rodas de discussão das empresas em todos os setores. As empresas perceberam a necessidade de falar desse tema e

Quem matou o ESG?

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Alguns dias atrás, o respeitado Financial Times publicou um video de 28 minutos que está dando muito o que falar. Seu título é: Who Killed the ESG Party? O link para o video está no

2024 repete 1968 e tudo acabará bem

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Para a maioria das pessoas, 1968 é um ano do qual elas ouviram falar muitas coisas, principalmente das manifestações de rua em Paris e do AI5 no Brasil. Seu conhecimento vem de leituras e aulas.

Turismo de Saúde – Parte II

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A primeira parte deste artigo abordou o surgimento do turismo de saúde no mundo e destacou seu explosivo crescimento: 14% ao ano, já há muitos anos. Um mercado que, dependendo da forma como for calculado,

Turismo de Saúde – Parte I

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Turismo de Saúde é uma área de negócios em crescimento explosivo no planeta. Define-se turismo de saúde como sendo o deslocamento de pessoas, em plano regional ou internacional, em busca de tratamento médico ou hospitalar.

Diversidade etária: uma questão de necessidade empresarial

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Por Gustavo Vilardo, Diretor Executivo da Sky Brasil A população brasileira está ficando mais madura numa velocidade impressionante. Mas esse mercado de consumo não está devidamente representado dentro das empresas. As organizações só conseguirão criar

Afrodescendentes 50+: 33 milhões de desconhecidos

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Afrodescendentes 50+: um grupo de brasileiros que sofre pelo menos dois tipos de preconceito: o racial e o etário. À metade feminina soma-se o preconceito de gênero. Se o consumidor maduro já é invisível, o

Negócios Focados no Público Maduro: Cinco Exemplos Inspiradores

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De todos os 7 passos necessários para uma empresa ser bem-sucedida na economia prateada, a criação de produtos e serviços é, talvez, o mais essencial.  Na metodologia do Observatório da Longevidade, a ideação é o

O consumidor 50+ é tão invisível que nem a IA o encontrou

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O mercado dos consumidores 50+ é pouco mapeado. Em que pesem os esforços do Instituto Observatório da Longevidade, que foca sua existência em construir inteligência sobre este segmento de mercado, o volume de informações disponíveis

Da vida, da longevidade e da (falta de) vontade de viver

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Longevidade é meu trabalho. Estudo e leio muito o que escrevem sobre esse tema. Estou em um número considerável de grupos de discussão. Conheço a maioria das pessoas que tem relevância nesse assunto. Meu nível

Silver Flower Power: a geração incompreendida envelheceu

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Flower Power foi um movimento de contracultura surgido na Califórnia, na segunda metade dos anos 60, baseado na não-violência, oposição à guerras, menos medo, vida mais feliz e menos foco no trabalho pelo trabalho. Muito

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Calma! Ninguém aqui irá defender desequilíbrio social ou ostentação. Essas são duas imagens que vêm imediatamente à cabeça quando se fala em mercado de luxo. Mas há alguns paradigmas que precisam ser quebrados e isso

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É um erro elementar considerar que a população de 57 milhões de brasileiros com mais de 50 anos tem comportamento homogêneo. Não tem e há de tudo dentro desse imenso grupo. Para se criar e

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Até recentemente, muitos especialistas previam o fim dos supermercados físicos após o surgimento das compras online e dos sistemas de entrega rápida. A pandemia ajudou a acelerar essa percepção ao forçar todo mundo, literalmente, a

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